Colheita do Aspargo

Os aspargos são literalmente brotos em desenvolvimento de uma planta perene cultivada em terra arada. Plantações comerciais levam dois ou mais anos para se estabelecerem e requerem muita mão de obra em todas as fases do cultivo e da colheita.

Os aspargos são colhidos quando emergem para a superfície na primavera. Os trabalhadores andam pelas carreiras e selecionam os melhores brotos todos os dias, cortando-os manualmente um a um com facas longas e afiadas. Escolhem-se brotos que meçam de 10 a 12 pol (aprox. 25 a 30 cm) de comprimento com pontas longas, compactas e bem verdes. Brotos com pontas semi-abertas perdem parte de sua maciez e em breve se tonarão plantas adultas. Este tipo de broto não tem atrativo comercial.

Enquanto a temporada de aspargos dura somente 60 a 90 dias em cada área, a faixa de microclimas existente em algumas regiões permite a colheita de aspargos frescos de Janeiro a Maio. Uma pequena quantidade de aspargos pode ser colhida de Setembro a Outubro. Os brotos recem colhidos são amontoados junto as carreiras e depois acomodados em engradados. Estes engradados são cobertos com tecido húmido para manter os aspargos frescos até serem recolhidos por pequenos tratores que os levarão as instalações de embalagem e empacotamento.

line.gif (206 bytes)
Direitos autorais © 2000 Calusne Farms™ - Brasil. Todos os direitos reservados.