Os aspargos têm sido cultivados por mais de 2000 anos!

O nome Aspargo, vem do idioma Grego significando broto e é um membro da família dos Lírios. Amplamente cultivado por ter brotos tenros e comestíveis, o aspargo começou a ser cultivado a 2000 anos atrás, nas regiões oeste do Mediterrâneo. Os Gregos e os Romanos apreciavam os aspargos por sua textura e sabor únicos, assim como por suas qualidades medicinais popularmente difundidas. Estes os comiam frescos e os secavam para usar no inverno.

Poderia-se dizer que o aspargo é um alimento internacional. Por sua alta tolerância ao sal e sua preferência por solos arenosos, o aspargueiro silvestre pode ser encontrado em lugares tão diversos quanto a Inglaterra, o estado de Wisconsin nos Estados Unidos, Russia e Polônia. Escrituras antigas descrevem o uso do aspargo no Egito, e consta que tem sido cultivado na Síria e na Espanha desde tempos remotos.

O aspargo ganhou popularidade no século XVI, na França e na Inglaterra, e de lá foi trazido para a América do Norte pelos primeiros colonizadores. Frequêntemente o aspargo é chamado de “Alimento de Reis”. O Rei Luis XIV da França tinha tanta apreciação pelos aspargos que mandou construir estufas especiais para poder desfrutar de aspargos o ano todo.

O aspargo é bastante versátil. Na China os brotos de aspargo são caramelizados e servidos como iguarias especiais. Hoje o aspargo é popularmente conhecido como uma verdura fresca e saudável. Na Europa, Asia e pelas Amáricas as pessoas usam os aspargos frescos em suas receitas favoritas.

line.gif (206 bytes)
Direitos autorais © 2000 Calusne Farms™ - Brasil. Todos os direitos reservados.